Pesquisa, redação e edição : Fany Ruah. Nenhuma outra pessoa está autorizada a falar pelo site ou representá-lo. Não participamos da CIL. Somos um site de iniciativa privada.
NÃO TEMOS LOJA, NÃO PRODUZIMOS PRODUTOS KOSHER. SITE DA FAST KOSHER PORTUGAL
English website: ww.kosherinportugal.com

O QUE É E COMO PREPARAR UMA REFEIÇÃO KOSHER

AFINAL, O QUE É COMIDA JUDAICA E COMIDA KOSHER?

A comida kosher é feita por judeus praticantes para judeus praticantes.

A COMIDA KOSHER é aquela que preenche requisitos religiosos da RELIGIÃO JUDAICA, no que toca a matéria prima, confecção, de mistura de ingredientes e serviço.Deve seguir todas as leis Judaicas no que se refere a kashrut. Deve ser feita por judeus praticantes, com tudo o que descreve a tabela abaixo.Existem comida kosher e glatt kosher, sendo esta para o mais alto nível religioso (mehadrim), que só consome produtos Chalav Yisroel e Pat Yisroel.

A COMIDA JUDAICA- segue padrões regionais e culturai:
• sefaradi- origem no médio oriente, marroquina - falafel, cuscus, etc
• asquenazi – comida de origem russa, ucraniana, polonesa, alemã - guefilte fish, borchst, varenikes, etc
É uma comida étnica, e também ligada aos costumes de cada festa judaica (hamantashem, chalá, iuch,etc). Qualquer um pode fazer, mas SÓ SERÁ KOSHER SE CUMPRIR TODOS OS REQUISITOS DAS LEIS JUDAICAS e feita por alguém religioso ou supervisionado por um masguiach (supervisor religioso).


COMIDA ISRAELITA OU ISRAELENSE- normalmente se refere ao que se come em hoje Israel.Como em qualquer país, há várias comidas típicas entre elas as mais conhecidas são o falafel, shakshuka, as saladas, frango, e as de origem nas diversas influencias trazidas ao país pelos judeus de todo o mundo.   

Existe comida "estilo kosher"?
Não existe comida "estilo kosher". Kosher não é uma cardápio. 
Comida chinesa, por exemplo, pode ser kosher, se for preparada de acordo com a Lei Judaica, e há muitos bons restaurantes chineses kosher em todo o mundo. Por outro lado, cozinha judaica ashkenazita, como knishes, bagels, blintses e sopa de bolas de matsá podem não ser kosher, se não foram preparadas segundo a Lei Judaica. (Chabad)
Quando um restaurante diz que faz refeições "estilo kosher", não é kosher.





ATENÇÃO: 
_comprar produtos kosher não torna uma refeição kosher!
_misturar produtos kosher que não podem ser misturados faz com que não sejam mais kosher!
_ se uma das estapas do quadro abaixo não for cumprida a comida não é kosher!
_ as certificações religiosas dos alimentos manufaturados tem níveis diferentes de aceitação pelos consumidores kosher-nem todas são aceitas por todos.
_ Sim, é um assunto vasto e muito complexo onde só um Mashguiach profissional pode esclarecer todas as dúvidas. Só judeus religiosos podem ser mashguiach.
_ Os judeus de Portugal em sua maioria não consomem kosher. 
_ Não há público para uma produção de alimentos kosher regular comercial em Portugal
_ Nem todo turista que vem de Israel é kosher, apenas os mais religiosos!
_ para fazer comida kosher é preciso ser um judeu praticante ou uma supervisão religiosa de masguiach.

O símbolo "K" é confiável?
Um "K" numa etiqueta não quer dizer necessariamente que o produto é kosher. Pode significar uma certificação kosher, ou pode ter sido colocado pelo fabricante como sua própria pretensão de que o produto é casher.
Para descobrir quem ou o quê está por trás do "K" em um produto, você deve entrar em contato com um rabino ortodoxo competente.(Chabad)